DIACONATO
A palavra “diácono” em grego significa servo, assistente, pessoa pronta para obedecer, ser doutrinada e ensinada e servir. Atualmente, acredita-se que há muito mais de 20 mil diáconos em atividade na IEQ paulista.
Diaconato é um ministério de leigos formado por homens e mulheres que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na Igreja local. É um grupo de elite, posto que, para participar dele, a pessoa precisa ser escolhida com cuidado, com base em sua espiritualidade e boa reputação moral, a fim de estar fielmente ao lado de seu pastor e líder espiritual, bem como dos membros da Igreja. Na Igreja local, o cuidado para que o corpo diaconal faça um trabalho lado a lado com seu pastor é da maior importância, porque retrata que o primeiro está afinado com a Palavra e com o pensamento geral de que “Diaconato é serviço, amor e carinho ao Senhor”.
A enormidade do trabalho diaconal deve ser valorizada e honrada pelos pastores e toda a liderança da igreja, tanto em nível local, regional, estadual ou nacional. É uma verdadeira jóia nas mãos do Senhor. Mas é necessário que o diácono tenha uma vida exemplar, que dê bom testemunho dentro e fora da igreja, que esteja na mesma visão do pastor, que seja dizimista e tenha uma vida com Deus, além de ter o nome limpo e ser aluno assíduo da Escola Bíblica Quadrangular.
Responsabilidades
I Timóteo 3:8-13 nos ensina que as qualificações espirituais do diaconato não são diferentes das dos pastores. Existem responsabilidades diárias, como a postura, a preocupação com a aparência e a expressão fisionômica. O diácono é a primeira impressão em uma igreja e o cartão de visita de qualquer diaconato. Além disso, o diácono deve estar sempre atento ao que está acontecendo, pois a desatenção é um prato cheio para intervenções espirituais malignas, o que pode causar grandes estragos em cultos. Enfim, o diácono deve estar pronto para tudo, desde a participação em reuniões de oração e consagração, até a vigilância na manutenção da igreja (limpeza e ordem nos cultos) e a obrigação de manejar bem a Palavra de Deus.
Coordenador
Pr. Marcos Koti
Nascido na cidade de Bauru, por ser de família tradicional na história da IEQ há mais de 50 anos, foi criado na EBQ e aos 11 anos de idade já pregava o Evangelho nos cultos infantis, juvenis e de evangelização ao ar livre. Com apenas 16 anos, aceitou o desafio de auxiliar na abertura de uma obra nova em Natal/RN, época que iniciou seu ministério oficialmente. Desde 1984, além de Natal, já passou por Salvador/BA, Recife, Ponte dos Carvalhos e Carpina/PE e Arapiraca/AL, além da Capital, Lindóia e Itapira no Estado de São Paulo. Casado com a pra. Marise e pai de Koti Jr. e Maryanna, atualmente é pastor titular da 8ª IEQ de Santa Bárbara D’Oeste.
Tels.: (19) 3629-6346 | 8216-3247
marcoskoti@hotmail.com
Twitter: @marcoskoti
Nenhum comentário:
Postar um comentário